terça-feira, 3 de junho de 2008

Centro Jovem Tejo

Dia 20 de Maio saíram dois grupos da Escola EB 2, 3 de Azeitão: o 11º Ano e o EFA B2, acompanhados dos respectivos professores para visitarem o Centro Jovem Tejo. Este é uma instituição privada sem fins lucrativos (I. P. S. S), que abre as suas portas a pessoas com vários problemas, tais como: alcoolismo, drogas e prostituição. Têm acompanhamento técnico, jurídico e apoio à reinserção.

As instalações ficam numa quinta situada na Quinta do Anjo, concelho de Palmela; delas fazem parte uma casa grande com vários quartos, cozinha, sala de refeições em conjunto com sala de estar, lavandaria e enfermaria; um campo de futebol, uma piscina, uma sala com computadores, um salão para reuniões e uma carpintaria, onde alguns utentes aprendem o oficio de carpinteiros. De salientar que aqui restauram todo o tipo de móveis, assim como também fabricam peças novas.

A visita foi dividida em três partes:

Primeiro, as instalações exteriores, com o acompanhamento do professor Elísio Barros a todo o grupo. No interior o Dr. Pedro, psicólogo, apresentou a casa ao 11º Ano, enquanto ao EFA B2 foi a utente Maria José quem nos guiou.

Seguiu-se uma reunião com os visitantes, os utentes, o Dr. Pedro e o professor Elísio Barros: os visitantes fizeram várias perguntas, de nível pessoal às quais os utentes responderam sem qualquer problema.

Por fim e pelo adiantamento da hora (os utentes têm um horário rígido que devem cumprir), houve um breve convívio.

Todos ficámos gratos pela visita e desejamos que todas aquelas pessoas lutem para que consigam uma Nova Oportunidade.

Manuela Marques

Sem comentários: