terça-feira, 3 de junho de 2008

Relatório Visita de Estudo

Centro Jovem Tejo (IPSS)

No dia 20 de Maio, por volta das 20:30, nós, os alunos do EFA B2 e do 10º Ano, fomos a uma visita de estudo. Perto de Palmela na Quinta do Anjo, o local onde fomos é um centro de recuperação de toxicodependentes e a visita fez-se a fim de ficarmos a conhecer a realidade em que vivem os utentes e quais as razões que os levaram às dependências.

A visita compôs-se de 3 partes, a primeira foi a apreciação das instalações, a segunda um encontro com os utentes para perguntas e respostas e o terceiro e último momento foi um pequeno convívio informal.

Quando lá chegámos ficamos a conhecer as instalações, nomeadamente:

a) O jardim, muito bem cuidado pelos próprios utentes, onde foi feita uma pequena homenagem a um colaborador, já falecido, desta instituição.

b) Com uma das utentes mais antigas fizemos uma visita guiada pelos edifícios para nos inteirarmos de quais os espaços da instituição e a fim de tentar perceber também como é o dia-a-dia dos utentes.

Depois da visita tivemos ainda oportunidade de colocar algumas questões aos utentes desta instituição para saber o que os levou às dependências, mas também quais as suas perspectivas e projectos para o futuro das suas vidas quando saírem da instituição.

Para Terminar tivemos também a oportunidade de estabelecer um contacto informal para conviver com todos os utentes e pessoal da instituição. Regressámos à nossa escola e a nossas casas por volta das 24:00.

Maria Helena

EFA – B2

Sem comentários: